domingo, 14 de junho de 2009

Um pouquinho sobre musica...

Música:

A música é um fenomeno corporal de grande receptividade. Mesmo antes de nascer, ainda no ventre da mãe, a crinaça já entra em contato com o universo sonoro:vozes de pessoas, sons produzidos por objetos, sons da natureza, dos seres vivos, do calanto de sua mãe e outros.
È muito grande a influencia que a música exerce na criança. Podemos notar num bebê que ao mínimo som se movimenta, que a música estimula suas funçoes sensoriais e afetivas. e é por isto q a música deve fazer parte da proposta educacional de qualquer professor, pois alem de ser estimulante, é muito bom danças c a música, e a criança canta, dança e se movimenta, se realiza, enfim.

Elementos da Música

Harmonia: sucessao simultanea e combinada de sons adequados a um ritmo e a uma melodia. A harmonia realça o sentimneto que o compositor expressou ao compor a música. Ela define a melodia e aperfeiçoa o som.

Melodia: possibilita que reconheçamos a compisição executada. è representada pelas figuras e símbolos musicais que determinam o anadamento, a tonalidade e a intenção melodica do compositor.

Ritmo: ele faz parte de tudo o que existe no universo, é um impulso, o estímulo que caracteriza a vida. Ele se faz presente na natureza, na vida humana, animal e vegetal, nas funçoes organicas do homem, em suas manifestações corporais, na expressao interior exteriorizada pelo gesto, no movimneto, qualquer que seja ele. possibilita combinaçoes infinitas, possui diferentes duraçoes e ou combinaçoes variadas em diferentes formas de movimento, alternando-se com inumeras formas de repouso.
Na música, o ritmo é detrminado pela melodia e pode ser lento, moderado ou acelerado. Para podermos dançar ou cantar uma melodia, precisamos compreender as variaçoes ritmicas que podem ocorrer.
Podemos estimular o ritmo da criança através de batidas de palmas, assobios, estalos de dedos, do bater as mãos nas coxas, etc. Toda criança é dotada de ritmo que se manifesta antes mesmo de nascer, e cabe ao rofessor aperfeiçoar esse ritmo e adaptá-lo em inúmeras oportunidades.

Texto extraido do livro Dança na Escola de Erica verderi

Um comentário: