terça-feira, 5 de julho de 2011

Existe Dança sem música Quando o silencio é a ponte de comunicação com o outro


Segundo María Fux, dançateraupeta quem vem ao longo de anos desenvolvendo um trabalho onde a Dança e o silêncio criam formas quem nascem dentro de sim. Ela foi comprovando que o ritmo não é audível e sim um caminho que nasce e percorre o interior de cada um. A isto ela atribuiu o nome de ritmo interno " são ritmos que nos pertecem e se expressam diante estados dinãmicos e próprio de cada pessoa."
È o ritmo que vem do coração, respiração, circulação de nosso sangue, ritmo como comemos e caminhamos, etc.
Foi então dançando o silêncio que María Fux encontrou a ponte de comunicação com os surdos (D.A) e não audíveis; atra vés da Dança e dos movimentos, as pessoas aprendem a se comunicar com o mundo, que se conhece os limites, o potencial criativo que se amplia fazendo com que o corpo agora se transforem num poderoso veículo de comunicação ou mais forte que sons e palavras " ... sempre digo que não ensino mas que sou um estímulo, uma ponte de comunicação na qual dou os elemnetos que tem uma música, no silencio e nos ritmos internos que todos temos, o q ue faço é estimular as potencialidades que todos os ritmo, não falo em curar, e sim em mudar, transformar qualquer que seja o tipo ou a gravidade do problema sempre há algo que se possa modificar" (FUX).
Por isso deve-se utilizar diversos elementos que estimulem o movimento com son e ritmos internos do corpo(respiração, ritmo do coração, pulsação), palavras, imagens de pintura, papel crepon colorido, refeltores de luz, elásticos, balões coloridos, música, etc.
O uso das palavras servem para mobilizar o trabalho com os surdos (D.A)e saõ e sua maioria palavras nascidas do proprio corpo como o amor, limites, abrir, fechar, tirar do corpo... essas palavras tem ritmo e vibração que se transformam em formas expressas e penetram em nós, interagem em nossos corpos de acordo com a nossa sensibilidade. Ao dar vida e forma as palavras e objetos,percebemos que estamos vivos.
O recurso da música é como um fio, uam linha invisivel que tem continuidade ou não, dependendo de como se vê o corpo.
Diante de uma obra de arte, de im desenho colorido, de um papel ou tecido colorido, o corpo sempre age positivamente.
Através da Dança e da criatividade nos movimentos as pessoas aprendem a se comunicar com o mundo exterior, resagtando e impulsionando a criativaidade das pessoas, ofrecendo-lhes confiança e incetivo para criarem seus próprios movimentos, não esquecendo de respeitar o ritmo e o limite individual, pois respietando as limitaçoes do outro, é possivel dizer: "sim, eu sou capaz"; sempre provocand mudanças positivas naqueles que prtaicam.
isto tudo promove a conscientização e a auto-descoberta dessas pessoas, fazendo com que o individuo desperte para possibilidades não percebidas, criando um novo olhar sobre si mesmo, melhorando a qualidade de vida interior, conseguindo integrá-los, onde estes possam experinentar e contribuir para que a beleza do movimento seja revelada junatamnete com o respeito e auto-aceitação.

Nani (por María Fux)

Nenhum comentário:

Postar um comentário