domingo, 31 de julho de 2011

Gilbert Assis: A trajétoria de um vencedor



"Meu legado não é meu, tudo que aprendi eu dou a outros de uma forma melhorada e readaptada ao novo. Eu dou minha arte e ela retorna a mim melhor ainda.. Eu me realizo nas expressões e descobertas dos meu alunos, eu danço por meio deles. Apesar de ainda Dançar, quando várias pessoas dançam o que criei ou preparei, eu estou alargando meu ser por meio e outros seres..." (Gilbert D'Assis)


Hoje vamos falar de um grande amigo e também alguém que eu tive oportunidade de ser aluna que adaptou meu primeiro Pas de Deux o bailarino e coreográfo Gilbert Assis.

Gilbert iniciou seus estudos de balé em 1992 na Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Posteriormente ingressando no Centro Mineiro de Danças Clássicas (CMDC), completou sua formação fazendo o Royal Academy Of Dancing (Inglesa).
Junto a Cia. do CMDC dançou as mais renomadas obras do repertório clássico tradicional, muitas destas completas e com grandes produções. Fatores complementares e de vital importância na formação de um aprendiz bailarino.
Na cidade de São Paulo, dançou nos mais variados teatros, em várias cidades e palcos, competindo ou como partner, aprimorando ainda mais sua técnica. Ainda em São Paulo iniciou sua formação pela Escola Cubana de Ballet , hoje uma primazia em técnica masculina no mundo. Estudou pela Escola de Balé Nacional de Cuba com as mestras Niurka Naranjo de Saá e Ramona de Saá, dentre outros. Obtendo excelência como partner.
A partir de 2000, depois de se recuperar de uma lesão grave no joelho direito, Gilbert começou a lecionar, sem descontinuar sua carreira como artísta bailarino, e como professor foi escrevendo uma importantíssima página em sua carreira.
Junto ao Teatro Trianon em Campos, no Rio de Janeiro, trabalhou remontando repertórios para Cia de Dança residente do Trianon. Lecionando em diversas escolas de Dança do Rio.
No ano de 2002 de volta a Belo Horizonte, foi admitido como professor na Fundação Clóvis Salgado, junto ao CEFAR, Centro de Formação Artística, onde não só desenvolveu seu trabalho como professor de técnica masculina e ensaiador de pas de deux, mas também atuou como solista principal do grupo jovem do CEFAR (Hoje Ballet Jovem Palácio das artes), tendo a oportuniddae de participar da remontagem de obras como Don Quixote, Coppélia, Giselle e Giselle na versão Conteporânea(Patrícia Avellar). Nesta época, trabalhou com Mário Nascimeto, Paulo Buarque Babreck, Patrícia Aveller zoll, Rosa Antunã entre outros nomes da Dança.



Mais tarde estudou a fundo o Método Russo, o que lhe possibilitou o ingresso na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville no ano de 2005, sob convite da direção da escola como professor de ballet clássico para rapazes.
Atualmente, Gilbert dança e ministra aulas de dança clássica, Pas de Deux, para moças e rapazes, desenvolvendo montagens de todos os gêneros da Dança Clássica, e também como faz parte do Corpo de Jurado em vários ventos de Dança em todo território Nacional. Como convidado participou dos espetáculos da Única companhia de Dança Clássica, sob direção de Jurandir Rodriguês e grande elenco.

Gilbert também é Coordenador e professor do projeto de Dança, “Olhar sobre a Dança”na cidade de Betim, MG. Projeto este de grande importância Cultural na região da Grande BH.



Coordenando o seguimento do projeto “Olhar sobre a Dança”, criou e realizou o Projeto “Dança Clássica para Todos”, onde apresentou a ‘Suite Quebra-Nozes’ e o ‘Ballet La fille Mal Gardeé’. coma participação de crianças e jovens da comunidade Citrolândia que puderam ter aulas periódicas e participaram das montagens e do espetáculo.



Ainda em Minas Gerais dançou como convidado no Grupo Mineiro de Danças Clássicas de

Como convidado Gilbert Coordena a Escola de Dança Flávia Homobono no sul do Maranhão, em Imperatriz. Cuidando da equipe de professores e do grupo Adulto da E.D.F.H.

Exite em seu currículo uma extensa lista dos grandes profesores, coreográfos e métres do Ballet como o Prof.Carlos Leite, Prof. Joaquim Ribeiro, Patrícia Avellar, Maria Clara, Silvia Calvo, Tércia Cansado, Graça Sales, Ariel L. Cisneros, Esmael Guizer, Gustavo Lopes, Miria Clara Salles(Brasil),Birgit Keil, Great Müller, Hans-Joachim-Tappendorf, Vladimir Klós, (Alemanha), Michael Birkmeiyer (Àustria),Roumen Rachev (Bulgária), German Pribylov, Igor Zapravdine, Oleg Sokolov, Lubov Kunakowa, Kostantin Mortensen, Sergej Shtikov, Slava Moukamedov, (Rússia).
Laura Alonso, Ana Júlia Bermudes, Mercedes Beltran, Amparo Brito, Jorge Mendonça, Niurka Naranjo, Ramona de Saá, Ófelia Gonsales, Pablo Moret. (Cuba).





Ainda teve oportunidades de interpretar todos os Ballets de Repertório Clssássico Tradicional assim como algumas obras do repertório Cubano de Ballet, tais como Majissímo, Le jazz Hot entre outros.



É isto aí Gilbert!!! Muito sucesso e obrigada por dividir com agente esta sua vasta experiência incentivando muito os jovens bailarinos de todo o Brasil, que com perseverança e dedicação conseguimos chegar aonde queremos!!!

Abç

Nani Chefaly e toda nossa Equipe!!!

2 comentários:

  1. RELEMBRANDO BONS MOMENTOS DE 1983 NA GRAVAÇÕES PARA O FANTÁSTICO,PROGRAMA GLOBO DE OURO E COMETA LOUCURA ETC...
    LEMBREI DE GILBERTO DE ASSIS,MÁRCIA TAVARES,MARCO ANTONIO, CRISTINA RIBEIRO, CHARLES NELSON E ENCONTREI ESTE BLOG.AMEI.OBRIGADO POR ESTA FELICIDADE SAUDOSA

    ResponderExcluir
  2. AH!!! NÃO POSSO DEIXAR DE PUBLICAR: ESQUECI DO MAIS CÔMICO COM INTELIGÊNCIA E CLASSE MEU SAUDOSO AMIGO JORGE LAFOND

    ResponderExcluir