terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fazendo Dança na Escola


As aulas de Dança Educacional dentro da Educação Infantil não tem como objetivo a formação de bailarinos. Mas sim oferecer a criança instrumentos para que ela possa descobrir seu corpo através do movimento.
 

Sabemos que a criança da Educação Infantil já trás consigo um enorme conhecimento sobre seu corpo, porém muitas vezes isto não foi despertado. E é exatamente isto que faço em minhas aulas, desperto possibilidades para aprimorar a criatividade, a expressividade da criança.
O trabalho desenvolvido engloba :
  •     Conhecimento do esquema corporal, para que a criança possa conhecer e identificar as partes do seu corpo;
  •     Noção de Espaço e Tempo;
  •     Desenvolvimento das capacidades físico-motoras (Velocidade, Força, Agilidade, Resistência, Coordenação, Equilíbrio, Ritmo, Flexibilidade);
  • Construção do Movimento
  •  Criação de Coreografias
  •     Apresentações ( em Datas Comemorativas e Festival de Final de Ano).
Nestes quase 15 anos trabalhando com dança nas escolas de educação infantil muita coisa agente vai vivenciando e graças á Deus aprendendo. Quando comecei a dar aula (18anos) lembro-me que toda minha base para preparar a aula estava centrada no Ballet Clássico e em tudo que aprendera com ele. Com o tempo fui percebendo que somente o Ballet não mais me ajudaria para realmente ver minhas alunas se descobrirem e estarem em contato com sua corporeidade.
Eu trabalhava o ano todo com as meninas e quando chegava alguma data comemorativa tinha que preparar toda a escola. Nunca vi problema em dar aula também para os meninos, para os pequenininhos de 2 aninhos, mas o que realmente não me agradava era vê-los nos ensaios/aulas e apresentações como mera cópias minha, crianças totalmente robotizadas, mecanizadas por mim!!! Isto me incomodava pra valer!
 

E como mudar este conceito?
Foi então que comecei a pesquisar, entrei na faculdade e vi que existia outras linguagens  da Dança para serem exploradas em minhas aulas. No inicio não foi nada fácil convencer as escolas em que eu atuava que não queria mais trabalhar com o Ballet, mas queria englobar em minhas aulas a Dança como Educação para meninas e meninos, elaborei um projeto e arrisquei!!! Na minha cidade na época ninguém fazia isto e este era o diferencial em minha aula.
Isto fez com que as aulas se tornassem muito mais prazerosas para todos, principalmente para os meninos que ainda tinham embutido em suas mentes que Dança era coisa de menina!!!
As atividades não são mais mecanizadas, onde eles ficam apenas me olhando e copiando, eles constroem seus próprios movimentos, dão opiniões, há sempre o momento de questionamento quando eles aprendem algo novo. Sentamos em roda e discutimos cada atividade, cada objetivo, e quando eles menos esperam estão lá juntos comigo construindo movimentos para uma coreografia.

 
E o mais importante e também desafiante não trabalhar com o belo, com o perfeito, com a perfeição, mas sim o que cada um tem de melhor para contribuir com aquele gesto, com aquela sequencia de movimentos, com aquela coreografia. Não trabalho mais com movimento perfeito!!!
Mesmo porque agente aprende que quando trabalhamos com crianças elas são imprevisíveis... quem nunca vivenciou aquele aluno que tá sempre na dele... que inconscientemente você pensa, ah ele não vai fazer nada no palco, e quando ele sobe no palco ele se revela?
Hoje o que percebo nas apresentações e em especial nos Festivais de Final de Ano, é a alegria presente em cada movimento aprendido e realizado. Eles entendem a mensagem que os seus corpos estão naquele momento passando pra quem está lá na platéia assistindo!!!








E o resultado não poderia ser outro: SUCESSO!!!

2 comentários:

  1. que lindas crianças, e que ótima experiência também. :) parabéns. estou há 7 anos dando aulas em escolas municipais e com o tempo fui aprendendo o que cada criança sabe mais e procurando ajudá-lo a melhorar. é lindo quando a gente vê o interesse em determinadas danças e nos propomos a se informar para oferecer tal conteúdo. estou atualmente em PE e aqui eles são muito enraizados com a cultura. é forró, são joão e músicas agitadas que todos gostam. e eu lhes dou aulas assim e claro, também dou umas aulas de clássico para a melhora corporal deles. bjos. :)

    ResponderExcluir